terça-feira, 29 de março de 2011

Tortilla de Patatas (batatas)


A receita deste prato, típico da Espanha, nos foi enviada pela Denise, uma amiga brasileira radicada há alguns anos em Madrid, para onde foi para dedicar-se à área de alimentação. Em casa ela cozinha, enquanto seu fiel escudeiro Hugo lava a louça.


Ingredientes
-          3 batatas médias
-          Meia cebola
-          Meia abobrinha sem casca
-          5 ou 6 ovos
-          Sal
-          Azeite
-          Um pouquinho de leite

Modo de fazer
Cortar as batatas em palitos não muito grossos ou cubinhos, como preferir. Cortar também a cebola e a abobrinha. A batata, a abobrinha e a cebola devem ter mais ou menos a mesmo espessura e formato, para que cozinhem uniformemente. Colocar esses ingredientes num bol ( recipiente arredondado e fundo), salgar e misturar.
Enquanto prepara a etapa anterior, colocar em uma frigideira (que tenha as bordas do fundo arredondado) um dedo e meio de azeite de oliva (vamos ver quem vai ficar medindo…) e colocar a fogo médio para ir esquentando. Cuidado para não queimar.
Quando o azeite estiver mais ou menos aquecido (não pode estar queimando), colocar essa mistura de batata, cebola e abobrinha para fritar em fogo baixo, dependendo da consistência dos legumes por uns 10 minutinhos, ou até que as batatas comecem a desmanchar. Ir mexendo de vez em quando para não queimar.
Enquanto as batatas, cebola e abobrinha fritam, bater os ovos num bol, colocar um pouquinho de leite e um pouco de sal. Cuidado com o sal que as batatas já estão salgadas.
Quando as batatas estiverem fritas e desmanchando (bom, pode tirar um pouco antes de estar desmanchando, mas não podem estar firmes, senão a tortilla fica dura), tirar do fogo e com uma peneira escorrer o azeite da mistura. Reservar o azeite. Agregar a mistura aos ovos, e mexer para incorporar.
Colocar um pouco do azeite das batatas na mesma frigideira, só para cobrir o fundo sem exagerar, colocar no fogo e deixar esquentar. Colocar a mistura dos ovos e das batatas e espalhar para ocupar toda a frigideira. Deixar que escorram pela parte de abaixo. Voces vão notando que já está bem cozido por baixo quando começar a sentir cheirinho de queimado e quando já der para ir levantando a tortilla. Nao deixar o fogo muito forte, senão queima mesmo, mas meu ponto é o principio do cheirinho de queimado….
Agora vem a pior parte: colocar uma tampa ou um prato na frigideira e dar a volta na tortilla, colocar de novo na frigideira e deixar cozinhar pelo outro lado. (A primeira vez que eu fiz, caiu a metade da tortilla na pia, por isso recomendo fazer na pia, pois se cair o estrago nao é tanto!!!)
Colocar num prato e servir quentinha!!!

terça-feira, 1 de março de 2011

Risoto à Portuguesa

O Rafitas é um cara super bacana. Versátil, curte muitas coisas diferentes,  desde música, tecnologia, baladas e até o Corinthians. Enfim ele é um bom camarada que quando pequeno não gostava muito de comer coisas diferentes, mas depois que cresceu (hehehe) começou a pegar gosto pela cozinha e parece que esta se especializando em risotos. Alguns ele faz com receita, outros inventa.
E risoto é assim mesmo, meio químico, ir juntando coisas que combinam e o resultado fica invariavelmente bom.


Para garantir um bom resultado é necessário atenção a alguns itens:
ü  Usar um arroz próprio para o prato (Arbóreo ou Carnaroli).
ü  Cremosidade do risoto que é determinada pelo amido que o arroz libera durante o cozimento, e que depende da sua variedade; o carnaroli é melhor, mas é mais comum encontrar o arbóreo.
ü  Cuidado para o arroz não ficar grudado nem desmanchar de tão cozido.
ü  Não lave o arroz.
INGREDIENTES (para 5 ou 6 pessoas)
- 400g de presunto cortado em tirinhas ou cubos pequenos
- 2 latas de ervilha
- 4 ovos cozidos
- Cebola em rodelas
- 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnarolli
- Cebola, Alho
- Queijo Parmesão
- Manteiga e Azeite
- Vinho Branco

MODO DE FAZER
Ferva em uma panela 1 litro de água com 1 tablete de caldo de frango (ou legumes) e ervas (eu utilizei manjericão e orégano frescos, folha de louro e salsinha);
Em outra panela refogue o alho e a cebola com azeite e manteiga;
Acrescentar o arroz para refogar:
Acrescentar 1 taça de vinho branco e deixar evaporar;
Adicionar o caldo aos poucos sempre mexendo em fogo médio;
Coloque o presunto nesta etapa;
Quando o risoto estiver quase pronto coloque a ervilha e a cebola em rodelas. Por fim, o ovo cozido e se quiser cebolinha picada;
Quando estiver “al dente”, desligar o fogo, colocar 1 colher de manteiga e o parmesão ralado e mexer bem. Servir na hora.