terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tomatinho do Peduti

O tomate ficou com este nome, mas na verdade esta receita é do primo dele João, que é filho da tia Landa (Iolanda), a única irmã viva do Victhé, pai do Peduti, que nos ofereceu em uma visita por ocasião do Natal.
Desde então sempre fazemos, e é sucesso absoluto. A cada um que apresentamos o tomate ele ganha mais um fã.
Pode ser saboreado como entrada, com pão de preferência italiano, ou utilizado em bruschetas (o João tem uma receita ótima, que qualquer dia aparece por aqui), ou ainda pode ser misturado a uma bela massa.


Ingredientes

Tomates tipo italiano, maduros e firmes, na quantidade desejada
Azeite extra virgem (os melhores tem acidez menor que 0,5%)
Alecrim (seco ou fresco)
Sal (melhor o grosso, moído)
Modo de preparo

Lavar bem os tomates e secá-los, descartar a “tampa” e cortá-los em 4, 6 ou 8 partes, dependendo do tamanho do tomate (é melhor obter pedaços menores), mantendo a semente.
Arrumar os tomates em uma assadeira, com as sementes para cima
Regar generosamente com o azeite
Polvilhar o sal e o alecrim
Levar ao forno por 45 a 60 min, ou até que assem e amoleçam, mas sem secar.
Quando pronto acomodar em uma travessa com tampa aproveitando todo o azeite e tempero.
Pode ser consumido ao sair do forno, mas é melhor saboreá-lo frio. Deve ser conservado em geladeira, e quando terminar,  o azeite saborizado remanescente pode ainda ser aproveitado como tempero em outros pratos.

Filhós (Filhoses)

Filhós é um doce frito, feito à base de farinha de trigo e ovo. Doce português da Beira, típico da época natalícia, é também muito popular em algumas regiões do nordeste brasileiro, sobretudo no período do Carnaval.
Na região seridoense do estado do Rio Grande do Norte, é tradicional o preparo dos filhós no domingo de Carnaval.Em Portugal é também conhecido como "velhoz" ou simplesmente "fritos".
(Wikipédia)

A Edna,tia do Peduti, é quem faz esta receita (aprendeu com a sogra, dona Candida, portuguesa de Trás-os-Montes), só que muito raramente, em situações especiais (normalmente no Natal). Então em todo almoço de família rola aquela brincadeira básica que filhoses(é assim que chamamos) é lenda, e que ela só promete que vai fazer mas não faz.
Filhos,sobrinhos netos e agregados adoram brincar, e sempre que ela faz uma delicia perguntam onde ela comprou... Mas voltando ao nosso doce, quando ela faz  toda a família é envolvida, todos ajudam a abrir a massa, frita-la e depois polvilhar, isso tudo para começar a comer rapidamente, quentinha, e depois ainda levar para casa....

Ingredientes
1     kg de farinha de trigo
5     ovos
100 gr de fermento fleischmann
5 colheres(sopa) cheias de açúcar
1 tablete de margarina ou 2 colheres bem cheias(temperatura ambiente)
½ copo (americano) de água morna, ou um pouco mais até dar o ponto.

Modo de Preparo
Em uma vasilha colocar o fermento,um pouco de açúcar,um pouco de farinha e misturar com as pontas dos dedos até ficar homogênea.
Misturar os ovos e incorporar na mistura
Acrescentar a margarina 
Acrescentar o restante da farinha, do açúcar e a água morna
Quando sentir que a massa incorporou toda a farinha,retirar da vasilha e colocar sobre uma superfície
Sovar bem a massa até que fique lisa e homogênea
Deixar a massa crescer por aproximadamente 30 minutos em uma bacia coberta com pano de prato e uma manta, em lugar protegido do vento
Fazer pequenas bolinhas(com aproximadamente 3 cm de diâmetro) e ir reservando, abrindo-as a seguir em formato circular, de modo que o centro fique mais fino que as bordas, ordenadamente da primeira até a última Numa panela de fundo grosso esquentar o óleo e fritar os filhoses um por um, até deixá-los dourados
Escorrer num papel toalha 
Polvilhar com uma mistura de açúcar e canela.