Cleide é integrante de um grupo que se formou em um curso de Pós Graduação de Gestão do Conhecimento, que se auto denominou Família Pinto.
De jeito tímido, ficava com o rosto vermelho ao falar para a classe, mas com o passar do tempo foi se soltando e a mudança foi grande. Ela é bem diferente do resto da turma (alias diferença é uma característica da dita família): totalmente organizada, uma excelente anfitriã, já foi Miss Porto Feliz (hehehe) e agora esta estudando gastronomia.
Para quem queria fazer um curso só para aproveitar o tempo disponível, pegou gosto e esta alçando altos vôos.
Polenta
O fubá na Itália é encontrado do tipo mimoso como sêmola de milho de moagem mais grossa, além do fubá de milho branco, mais comum em Veneto . A polenta depois de cozida pode ser macia do tipo angu, ou tão firme que pode ser cortada com faca ou linha grossa . Este 2º Tipo é mais usado no norte da Itália.
Antigamente a polenta era cozida em recipiente de cobre com o fundo arredondado e uma alça para ser pendurado na lareira.
Hoje em dia ela é preparada em panela comum, na boca do fogão mas na Itália existem panelas de cobre com pá elétrica que ficam mexendo por você. Outra maneira de simplificar e encurtar a operação é usar a panela de pressão .
(O grande livro da cozinha italiana Laura Barghini)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de fubá
8 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
Modo de fazer
Em uma vasilha dissolver o fubá em 4 xícaras de água fria e reservar.
Em uma panela de pressão colocar o restante da água e o sal e levar ao fogo; quando levantar fervura adicionar o fubá dissolvido aos poucos e mexer com fue para não empelotar.
Mexer até incorporar e começar a pular, abaixar o fogo e fechar a panela de pressão.
Deixar cozinhar por 30 minutos e depois abrir a panela ( antes aliviar a pressão) para verificar a consistência, se esta cozida e provar o sal.
Se não estiver com consistência cremosa ou bem cozida, acrescentar mais água quente e voltar ao cozimento na pressão, repetindo o processo por mais alguns minutos (10 a 15 minutos).
Para finalizar colocar 1 colher de sopa de margarina e mexer bem.
Molho bolonhesa
500 g de patinho moído
1 cebola picadinha
3 dentes de alho espremidos
1 kg de tomate sem pele e picadinho
Azeite
Sal a gosto
Refogar a carne em uma panela até fritar (reservar)
Em uma panela colocar o azeite, a cebola e o alho e fritar até dourar; juntar os tomates picadinhos e deixar apurar, colocando água o suficiente para fazer o molho.
Quando o molho estiver apurado colocar a carne moída reservada e deixar cozinhar um pouco mais até que fique consistente.
Montar num refratário colocando uma primeira camada de molho, salpicar com queijo parmesão ralado e cobrir com polenta.
Repetir a sequencia das camadas e terminar com molho e queijo.
Servir imediatamente.